Home Economia • Dicas para economizar mais dinheiro no mês

Dicas para economizar mais dinheiro no mês

O mês mal começa e parece que a grana já acabou, não é mesmo? Esse é um forte indício de que o seu dinheiro não está sendo tão bem administrado quando poderia, mas fique tranquilo, existem soluções práticas para você poupar seus gastos e maximizar sua economia mensal. Essa melhoria pode acontecer graças ao que podemos chamar de Reeducação de Gastos ou ainda Reeducação Econômica, como você preferir, o importante é que ajudará você economizar mais dinheiro!

Bom, não adianta se descabelar por conta de pequenos deslizes ao longo do caminho que o fizeram entrar em uma situação financeiramente desfavorável, o momento, na verdade, é ideal para você você aplicar três pontos chaves a partir de hoje: “se organizar“, “olhar para a sua renda” e, não menos importante, “diminuir gastos desnecessários“. Juntos, esses pontos transformarão a sua economia pessoal em algo que não lhe tire mais o sono ou a paz e, o melhor de tudo, ajudará você definitivamente economizar mais dinheiro.

Dicas para economizar mais dinheiro no mês

Como se organizar financeiramente?

A maior parte das pessoas que se atolam em dívidas estão nessa situação pelo simples fato de não organizarem a forma como gastam o seu dinheiro. Isto é, acabam gastando acima do que recebem e não entendem o porque de estarem em uma situação financeira tão precária, quando poderiam muito bem estarem em sua situação muito mais favorável.

Notinhas dos cartões
Sempre que fizer uma compra ou gastos alimentícios no cartão de crédito/débito, peça ao estabelecimento à sua via (canhoto) do cartão e guarde em um lugar que você não perca de vista. De preferência, anote os valores de seus gastos em um caderno ao chegar em sua casa e some aos gastos existentes, assim você terá uma noção melhor de como economizar mais dinheiro, porém não para por aqui, veja:

Metas de Gastos
Seguindo a dica acima você saberá qual é o seu custo mensal, então podemos pular para a próxima etapa: criar metas baseadas em sua renda mensal, dividindo-as em três categorias, a saber “essenciais”, “financeiras” e “estilo de vida”.

  • Gastos Essenciais (50% da sua renda): Esses gastos referem-se à: moradia, compras de mercado, transporte, educação, carro, seguro do carro, combustível, manutenção do carro, entre outros;
  • Estilo de Vida (35% da sua renda): Ficar dentro de casa e não ter uma vida interessante é loucura, não é mesmo? Por isso você precisa reservar parte de sua renda para atividades de lazer, como compras no shopping, passeios em parques, academia e salação de beleza, por exemplo.
  • Prioridades Financeiras (15% da sua renda): É importante ter uma reserva para emergências ou mesmo para quitar dívidas pendentes.

Pagar as contas em dia ajuda economizar mais dinheiro?
Ajuda muito e é um ponto muito importante na sua rotina financeira, afinal, receber o salário no dia 5, por exemplo, mas ter que pagar contas nos dias 10, 15, 20 e 25 pode ser uma completa loucura organizacional, não? Portanto, é importantíssimo que você altere os vencimentos de suas contas para no máximo 3 dias após o recebimento de seu pagamento.

Como economizar mais dinheiro?

Como mencionamos em um dos parágrafos acima, “olhar para a renda” é um dos pontos chaves para obter sucesso financeiro e, principalmente, não se atolar em dívidas. O cartão de crédito, bendito em alguns momentos e maldito em tantos outros, nos dá a falsa impressão de que temos uma renda maior do que a verdadeira realidade, porém é nesse momento que devemos olhar para a nossa renda afim de economizar mais dinheiro, veja:

Compras com dinheiro vivo
Sabemos o quanto ganhamos mensalmente, certo? Também sabemos que olhar para a renda significa, acima de tudo, ter cuidado com o cartão de crédito, não é mesmo? Então a partir de hoje procure fazer compras com dinheiro vivo, isto é, saia de casa com o dinheiro contado na carteira e evite sair do seu planejamento!

Nunca mais se console fazendo compras!
Depois de um dia ou semana cansativa, de uma briga com amigos ou familiares, enfim, depois de qualquer situação que nos entristeça, é comum querermos fazer algumas comprinhas, não é mesmo? Tenha muito cuidado, pois esses tipos de compras podem sair do controle, afinal, não estamos tão bem psicologicamente, o que acaba nos deixando propensos a não observarmos o quanto estamos gastando, portanto, é melhor cortar esse tipo de console de uma vez por todas!

Gastos Desnecessários, como diminuí-los?

Outro passo fundamental para economizar mais dinheiro no final do mês é, basicamente, por um fim aos gastos desnecessários. São esses tipos de gastos que colocam muitas pessoas em grandes enrascadas financeiras. Quer alguns exemplos de gastos desnecessários? Então veja:

Cafézinho da manhã
Pode parecer um gasto pequeno, mas se você é o tipo de pessoa que todos os dias toma aquele cafezinho acompanhado de um pão na chapa próximo da sua empresa, então você está deixando de fazer o mesmo em sua casa que é muito mais econômico, para gastar dinheiro atoa na rua.

Energia Elétrica
Por variados motivas algumas pessoas acabam exagerando na forma como usam a energia elétrica e, percebendo ou não, recebem contas altas que poderiam estar muito mais em conta. Quer saber como? diminua o tempo do banho e deixe ligada apenas a luz do lugar onde você está.

Roupas e calçados
As vezes você nem está precisando, mas está indo em alguma loja satisfazer a sua vontade em comprar roupas ou calçados. Isso, com certeza, pode contribuir para um desequilíbrio em suas contas, portanto, compre o essencial, isto é, aquilo que você verdadeiramente vai usar e que é imprescindível no momento.

Seguindo todas essas dicas você se tornará uma pessoa muito mais feliz, afinal, estará colocando a sua vida financeira em perfeito equilíbrio e, não menos importante, longe das grande dívidas. Essas são, basicamente, algumas fórmulas para você economizar mais dinheiro!

Fonte: guiabolso.com.br

Author:NPortman

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*

*

*